Sumissão de trabalhos

As inscrições de trabalho estão abertas até o dia 14 de julho de 2015.

Os textos deverão ser encaminhados para o email ivseminarioeducampo@gmail.com  juntamante com a ficha de inscrição e comprovante de depósito.

 

Dados da conta:

Banco do Brasil

Ag. 4870-4  

Conta Poupança 6373-8

Variação 51

Titular: Antonio Dias Nascimento

 

Orientações para inscrição em Grupo de Trabalho:

  • Cada pesquisador poderá inscrever apenas um trabalho como autor e quantos desejar como co-autor.
  • Nos trabalhos enviados ao Comitê Científico para submissão não deve constar qualquer forma de identificação, o que será feito no segundo envio, depois de aprovado e revisado. Os trabalhos que vierem com identificação serão automaticamente rejeitados.

    Faz-se necessário que os trabalhos se remetam à temática do evento: Educação do Campo e Contemporaneidade: conjuntura política, pesquisa e desenvolvimento local. Não serão aceitos trabalhos que não se enquadrem nesse requisito.

    Os interessados poderão se inscrever nas duas modalidades abaixo:

    1.      Comunicação Oral – envio de artigo para apresentação durante o Evento. A apresentação terá a duração de 15 a 20 minutos de exposição do(s) autor(es) e 5 a 10 minutos de debate.

    2.      Pôster - trabalho a ser exposto durante o evento, em formato impresso, de acordo com as seguintes dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura – esse material é de responsabilidade de cada autor(a).

     

    As propostas enviadas como pôster ou comunicação devem contemplar uma das seguintes modalidades:

  • 1) Projeto de Pesquisa, Pesquisa em Andamento ou Pesquisa Concluída -  Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa em Educação do Campo, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área de Educação do Campo e para a produção científica em geral. Os autores que submeterem trabalhos nessa modalidade deverão indicar, no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

     

    A.    Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de graduação 

    B.     Trabalho resultante de pesquisa realizada por estudante de pós-graduação (especialização)

    C.     Trabalho resultante de pesquisa realizada por aluno de mestrado      

    D.    Trabalho resultante de pesquisa realizada por aluno de doutorado

    E.     Trabalho resultante de pesquisa científica realizada por pesquisador profissional, sem apoio de agência de fomento

    F.      Trabalho resultante de pesquisa científica realizada por pesquisador profissional, com apoio de agência de fomento – especificar qual

    G.    Outros: especificar qual

 
  • 2) Relato de Experiência - Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em ensino e aprendizagem já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta. Os autores que submeterem trabalhos nessa modalidade deverão indicar, no processo de submissão, em qual das categorias abaixo o texto se enquadra:

    A.    Relato de experiência resultante de atuação como professor (abrangendo todos os níveis de ensino)

    B.     Relato de experiência docente a partir de sua atuação como aluno de graduação e/ou pós-graduação

    C.     Outros: especificar qual

 
  • Orientações para inscrição de Comunicação Oral:

Devem ser submetidos artigos completos, no seguinte formato:

  • Resumo de 250 a 300 palavras, apresentando três palavras- chave, ao final; fonte times New Roman, 12, parágrafo justificado, espaço entre linhas simples.
  • Texto: fonte: Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas 1,5. Máximo de 15 páginas incluindo referências, tabelas e gráficos.
  • Título do trabalho em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado; fonte Times New Roman 14
  •  

 

  • Orientações para inscrição em Pôster

 

Para apresentação de Pôster os participantes deverão enviar um resumo de no máximo 500 palavras, contendo: título, objeto, objetivos, metodologia e resultados alcançados, apresentando entre 3 e 5 palavras-chave, no formato Word, fonte times New Roman, 12, parágrafo justificado, espaço entre linhas simples. 

 

  • Critérios de seleção                                                                 

     * Originalidade e relevância do trabalho para ampliação das reflexões teóricas sobre     Educação do Campo e Contemporaneidade;

* Identificação com o tema central do evento: Educação do Campo e Contemporaneidade: conjuntura política, pesquisa e desenvolvimento local.

     * Profundidade conceitual na colocação dos problemas;

     * Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológico e na argumentação;

     * Interlocução com a produção da área;

      * Formatação, respeitando orientações e normas da ABNT.

 

  • Os trabalhos aprovados deverão ser revisados pelo(s) autor(es) e reenviado para publicação nos anais, desta vez com identificação: nome(s) completo(s) abaixo do título, centralizado, e-mail(s), instituição à qual está vinculado (universidade, escola, movimento social, outros)

 

  • GRUPOS DE TRABALHO

1.                  Movimentos sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo.

Ementa: refletir sobre os processos educativos advindos dos Movimentos Sociais do Campo Brasileiro e Baiano, bem como, compreender os diferentes processos que asseguram sua reprodução social e suas diversas formas de resistência e de afirmação; políticas públicas de educação do campo e o papel dos movimentos sociais na consolidação destas políticas.

 

2.                  Educação Básica e Superior do Campo.

 Ementa: debater sobre as políticas de acesso à educação básica e superior do campo, considerando aspectos políticos e sociais que influenciam o acesso, pelos sujeitos do campo, a todos os níveis de ensino.

 

3.                  Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.

Ementa: considerar os aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil, enfatizando a educação de jovens e adultos do campo; os movimentos sociais e a educação de jovens e adultos para os sujeitos do campo; a educação de jovens e adultos em acampamentos e assentamentos de reforma agrária; processos e metodologias para a educação de jovens e adultos do/no campo; políticas de educação de jovens e adultos na Educação do Campo. Estabelecer a discussão sobre as ideias de subjetividades e identidades coletivas, oportunidades e condições de vida, consumo, sexualidade, lazer, participação política, e sociabilidades.

  

4.                  Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores.

Ementa: discutir a abordagem dos diferentes níveis (séries) e modalidades de ensino/aprendizagem a partir das seguintes temáticas: práticas pedagógicas, gestão, avaliação, currículo e relação professor-aluno. Formação, saberes e trabalho docente na perspectiva da Educação do Campo. Articulação teoria e prática na formação docente. Tempos e espaços de formação; formação para a educação não-escolar; inserção sócio profissional do egresso; demandas de formação; impactos dos processos formativos no âmbito do estudante, da família, da escola e da comunidade.

 

5.             Educação do Campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento.

Ementa: refletir sobre educação do campo, considerando os desafios, limites e possibilidade da agricultura familiar; problematizar o modelo de desenvolvimento que serviu para expulsar as populações do campo; aprofundar o debate sobre as questões ambientais, destacando os princípios e fundamentos da Agroecologia como possibilidade para os povos que vivem no/do campo, assim como, estratégias concebidas para assegurar sua reprodução dentro e fora do campo.

 

6.         Educação do Campo, História, Cultura, Memória e Identidade.

 

Ementa: socializar e debater os estudos sobre educação, história, memória, diversidade cultural e identidade dos povos do campo; modo de vida no campo e sua relação com os processos educativos; o campo como espaço de luta e resistência; a história de luta por uma educação do campo; as potencialidades culturais do campo e sua articulação com a educação. Percepção e compreensão do camponês como produtor de cultura e arte. Expressões culturais e artísticas das populações do campo.

 

7.Educação do Campo, Geração e Gênero. 

  

 Ementa: debater a Educação do Campo, seus problemas e potencialidades no que diz respeito à educação voltada para infância, juventude e gênero; estabelecer a discussão sobre as ideias de subjetividades e identidades coletivas, oportunidades e condições de vida, consumo, sexualidade, lazer, participação política, e sociabilidades; debater as políticas para infância, juventude e gênero; 

 

  • NORMAS PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

 

Os textos devem seguir as seguintes normas de citações e referências:

 

CITAÇÕES:

  As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es) em maiúscula, ano e página(s).

  As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas dos parágrafos anterior e posterior, de acordo com as especificações: espaçamento – antes, 18pt; depois, 12 pt.

  As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).  Vale ressaltar que, mesmo nas citações indiretas, as páginas devem ser mencionadas, a não ser que o trecho citado se refira à obra como um todo.

  No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).       

  As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto reportando-se à fonte bibliográfica.

As citações entre parênteses, utilizadas nos textos, devem se estruturadas da seguinte forma:

 

  Uma obra, com um autor: (MARTINS, 1997, p. 65)

  Uma obra, com dois ou três autores :(NASCIMENTO, RODRIGUES e SODRÉ, 2013, p, 15)

  Uma obra, com mais de três autores: (SOUZA et al, 2012, p. 92)

 

NOTAS DE RODAPÉ: Para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte em tamanho 10.

 

REFERÊNCIAS COMPLETAS: Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:

 

 Livros:  ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. 

Exemplos: 

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 2012

 

  Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.): ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

Exemplo:  CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. A pedagogia como ciência da educaão e a Educação do Campo como enriquecimento da Pedagogia. In: NASCIMENTO, Antonio Dias; RODRIGUES, Rosana Mara Chaves; SODRÉ, Maria Dorath Bento (Org,) Educação do Campo e Contemporaneidade: paradigmas, estratégias, possibilidades e interfaces. Salvador: EDUFBA, 2013. p. 199 – 128.

 

  Artigos em periódicos:  ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo [não se aplica no caso de artigos publicados em revistas online, que não possuem número de páginas], data. 

Exemplo:  ARAÚJO, Paulo Ricardo da Rocha. Cenários e agentes da educação ambiental: uma análise das condições macro-estruturais e a prática educativa escolar. Revista da FAEEBA, Salvador, volume 18, n. 11, p. 341 – 348

 

  Trabalhos em anais de eventos científicos: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

 

  Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: . Acesso em: data.